Neonazismo e o Paradoxo da Tolerância


Uma sociedade tolerante deve tolerar os intolerantes?

“Vocês querem mais tolerância!?” diz o neonazista “Então respeite minhas ideias!”

A resposta é não.

É um paradoxo, mas tolerância ilimitada pode levar à extinção da tolerância.

Quando nós estendemos tolerância para aqueles abertamente intolerantes...

“Vamos dar uma chance a eles!” diz a pessoa de boa fé.

… os tolerantes acabam destruídos. E com eles, a tolerância.

Qualquer movimento que prega a intolerância e perseguição deve ser considerado crime. Apesar de parecer paradoxal, ao defendermos a tolerância, não devemos tolerar os intolerantes.

Hoje em dia, o que mais se prega é a tolerância, o não preconceito, a aceitação de diferentes ideias, ou ao menos, esse é o discurso dominante, o discurso bonito. Há pessoas de boa fé que defendem a tal liberdade de expressão como direito fundamental. É aquela famosa frase: “Posso não concordar com suas palavras, mas lutarei até a morte pelo direito de você dizê-las.” Porém, o que muitos se esquecem, apesar de vários dizerem isso com frequência, é que opinião é diferente de discurso de ódio. Uma ideia política precisa ser respeitada, contando que ela não promova intolerância.

Encontrei o cartaz acima no Twitter e percebi que ele resume muito bem uma temática que nos últimos dias, está deixando muita gente perdida. “[...] devemos não tolerar os intolerantes”, repito. Liberdade de expressão, uns dizem. Sim, nos últimos dias neonazistas, membros da supremacia branca extrema-direita, tudo de ruim que você pode imaginar, protestaram nas ruas; a não ser que more num outro planeta, já deve saber de tudo isso. Mortes, pessoas machucadas, violência generalizada. Tudo teve início, acredite se quiser, pois essa gente não concordava com a retirada de uma estátua (de um homem que lutara pela permanência da escravatura).

Liberdade de expressão? Liberdade de expressão!? Deve haver algo muito errado num mundo onde certas pessoas defendem uma liberdade total de expressão. Não estamos falando de PT ou PSDB. Estamos falando de NAZISMO. Estamos falando de pessoas que gritaram ordem a negros, lgbts, judeus e estrangeiros; pessoas que querem a morte de grupos; gente que concorda com o MASSACRE praticado pelo movimento. Não há liberdade de expressão quando há CRIME. Na Alemanha, onde pasmem, ocorreu o genocídio, hoje em dia é proibido qualquer símbolo ou manifestação nazista. É crime. E se os Estados Unidos tiverem o mínimo de decência, o que não acredito com o presidente que tem, eles devem começar algum processo para criminalizar manifestações nazistas também.

O mundo está passando por uma onda de extremismo governamental, a última coisa que precisamos é dar liberdade para criminosos disfarçados de manifestantes políticos.



Neonazismo e o Paradoxo da Tolerância Neonazismo e o Paradoxo da Tolerância Reviewed by Alana Camp. on agosto 17, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.